segunda-feira, 27 de junho de 2022

I Mostra Pedagógica enobrece aprendizagens

 

Por Cristiane Oliveira e Daniela Arfeli

Com o objetivo de socializar com a comunidade escolar todo processo educativo, vivenciado pelos estudantes, ao longo do primeiro semestre de 2022, a E.E. Assentamento Santa Clara promove, no dia 23 de junho, I Mostra Pedagógica.

Coordenadora de gestão escolar - Cíntia de Lima Guidorizzi apresenta I Mostra Pedagógica
Comunidade escolar participa da abertura da I mostra pedagógica

Evidências apresentadas das Eletivas, do 1º semestre.

Educadores e educandos protagonizaram a culminância do componente curricular Eletiva, e dos componentes que integram os Itinerários Formativos, do Novo Ensino Médio: Meu papel no desenvolvimento Sustentável e Cultura em Movimento: Diferentes formas de Narrar a Experiência Humana.

Educadores das Eletivas e dos Itinerários Formativos

Alongamento mediado educadora Ana Carla, atividade da eletiva - Corpo Saúde e Movimento


Clarabão, o sabão líquido produzido pelos estudantes na eletiva 

Produção de sabão líquido Clarabão

Coordenadora de Gestão pedagógica - Cristiane Oliveira prestigia produtos produzidos na Eletiva
Coordenadora Daniela recebe sabão Clarabão e Pura Bucha

Coordenadora de Gestão pedagógica  Daniela Arfeli visita sala temática


Orientados pelos educadores, os estudantes, cultivaram bucha, produziram sabão, desenvolveram os cinco sentidos através do jardim sensorial, compreenderam mais sobre agricultura familiar, empreendedorismo, aprenderam e degustaram suas próprias receitas, refletiram sobre a importância da alimentação saudável e o combate ao sedentarismo para a melhoria do bem estar físico e mental, produziram diferentes gêneros textuais com muita liberdade de expressão; e nos componentes dos Itinerários puderam conhecer um pouco mais sobre as influências da cultura indígena, portuguesa e africana, na formação do povo brasileiro e repensar sobre a importância da inserção dos princípios de sustentabilidade ambiental.

Cultivo  de bucha e produção de sabão biodegradável 
Resultado do cultivo de bucha - Eletiva: Sustentabilidade e Saúde  no Assentamento


Receitas preparadas pelos estudantes e professora Margarida
Agricultura familiar e empreendedorismo  são temas das Eletivas

Apresentação de flores da eletiva de Jardim Sensorial
Educador Valdirene Guimarães expõe características do Jardim Sensorial
6º ano visita sala temática - Jardim Sensorial

Eletiva - Jardim Sensorial (ervas medicinais e hortaliças)

Salada de fruta - produzida na eletiva - Empreendedorismo na Gastronomia



Guloseimas da eletiva da professora Renata Rocha




Momento de degustação na sala temática
Professora Claudia e estudantes do 9º ano prestigiam sala temática




Eletiva de expansão do Novo Ensino Médio

Estudantes visitam sala temática - Corpo, saúde e Movimento

Educadora Ana Carla orienta sobre a importância da alimentação saudável

Visitação Sala temática 
Educadora faz avaliação física nos estudantes

Avaliação Física - estudante Luís - 8º ano A


Visitação na sala temática - Saúde, corpo e movimento

Lançamento do livro produzido na eletiva - Escritores da Liberdade
Espaço preparado para o lançamento do livro
Livro produzido - Diálogos de Liberdade - A  arte de escrever

Coordenadora de Gestão pedagógica - Daniela Arfeli participa do lançamento do livro

Estudantes realizam leitura dos textos produzidos
Estudantes degustam receitas produzidas na eletiva 

Todo empenho dos docentes, estudantes e equipe de um modo geral, resultou em muita aprendizagem, sistematizada em  salas temáticas, apresentação teatral, através da Infância Extraviada, do 8º ano A, com abordagem da lei do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, do componente curricular Projeto de Vida, sob a mediação da educadora Sonia Verdeiro e o apoio da docente Maria Aparecida Lifante. Os estudantes adaptaram um júri e retrataram o trabalho infantil,  problema social marcante em nosso país.

Apresentação da peça teatral - 8º ano A


Degustação de receitas estudadas nas eletivas

Cultivo de Horta

Produtos da Agricultura Familiar


                O evento contou com a apresentação do professor e maestro, José Manoel, que interpretou, utilizando elementos do teatro de bonecos, a música “A Bela e a Fera”.

Belíssima interpretação do professor José Manoel Filho

            

“Eventos Culturais são de extrema importância no ambiente escolar, pois além de enobrecer e fomentar a aprendizagem fortalece os laços entre educadores e educandos, estimula a produção artística e cultural, promovendo o protagonismo, contribuindo assim, para a formação integral dos estudantes”, pondera Cristiane Oliveira, coordenadora de gestão pedagógica do Ensino Médio.


Brindes para o sorteio 



Professor Valmir apresenta atividades produzidas em seu itinerário formativo


8º ano interage na sala temática -

Educador faz resgate histórico
Estudantes conhecem o Itinerário Cultura e Movimento

 “No primeiro momento trabalhar com o Itinerário Formativo foi, de fato, assustador. Era algo desconhecido para mim. O meu maior desafio foi porque ministro aulas em todos os componentes do Itinerário formativo – Meu mundo sustentável. A partir do momento em que fui estudando o MAPPA, participando das formações, percebi a grande relação entre os componentes deste itinerário. Meu trabalho tem sido transdisciplinar. Agradeço, imensamente, a parceria da coordenadora de gestão pedagógica – Cristiane Oliveira”, ressalta a educadora Claudete Tarifa


Visitação - Meu mundo sustentável tem mediação de estudantes da 2º série EM


Estudante Camila apresenta dados de Zoonoses no município de Mirante do Paranapanema



Demonstração do Ciclo da água


Demonstração dos tipos de energias


Produção de Energia Elétrica através do movimento da água



Educadora Claudete apresenta maquete produzida sobre energia eólica 

Visitação da coordenadora de gestão pedagógica - Cristiane Oliveira


Sala temática - Meu mundo sustentável







Maquete dos tipos de energia





Gestoras, profª Claudia e Magnoseli

"Escrever é uma explosão de palavras, sentimentos e emoções. Escrevemos para exprimir ao mundo o que sentimos. O livro Diálogos de liberdade - A arte de escrever foi produzido por várias mãos. Costumo dizer que a escrita é um grito dos pensamentos. Quando escrevemos alimentamos nossa alma. Assim, com temática livre e diversidade de gêneros, adolescentes assentados e acampados, do município de Mirante do Paranapanema- SP, registraram com voz de liberdade, várias produções: poemas, artigos de opinião, relatos de experiência, frases filosóficas, sob a mediação da educadora Magnoseli do Nascimento Sena, do componente curricular Eletiva Escritores da Liberdade. Durante as aulas foram desenvolvidos muitos momentos de incentivo a arte de escrever. Os estudantes tiveram olhar poético, discurso argumentativo, além de narração de fatos vividos", destaca a coordenadora de gestão pedagógica - Daniela Arfeli.



“Desenvolver este projeto da Eletiva foi uma experiência inovadora, trabalhar vários tipos de gêneros e ler cada texto escrito por eles foi extremamente emocionante. Ao longo do projeto me aproximei um pouco mais de cada estudante, pois em cada produção, eles relatavam, um pouco, de suas histórias de vida. Dessa forma, essa Eletiva, para mim, significou criar laço afetivo imensurável com cada um. Diante disso, agradeço a participação da coordenadora Daniela Arfeli, que esteve ativamente participando da elaboração do produto final – o livro”, evidencia a professora Magnoseli Sena.












    Com o intuito de abrilhantar ainda mais a Mostra Pedagógica recebemos a Companhia de Teatro “Escola de Astros”, que realizou  contação de “causos” caipiras, inspirados nas obras de Monteiro Lobato, além do  grupo de Capoeira “Brasileirinhos”, do  setor de Cultura e Esporte, do Município de Sandovalina.

Benedito Martins Cardozo - secretário da Cultura de Sandovalina participa do evento com apresentação teatral.

Apresentação da Capoeira





Grupo de Capoeira Brasileirinhos








Monólogo apresentado por Ana Lee, do grupo teatral de Sandovalina

Contação de Histórias


Sorteio de brindes
Momentos de interação na I Mostra Pedagógica

 “Gratidão é a palavra que externo a todos: equipe gestora, professores dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio, agentes de organização,  Agentes da limpeza, estudantes; enfim todos que fizeram parte do belíssimo sucesso da I Mostra Pedagógica da nossa escola. Gratidão, principalmente, aos professores das Eletivas e Itinerários Formativos pelos esforços em garantir o "produto" para a culminância. Sei das dificuldades e dos esforços. Sei que a cada obstáculo melhoramos e aperfeiçoamos nossas estratégias. Assim  garantimos o sucesso, a cada semestre da aprendizagem dos nossos estudantes, contribuindo em seus Projetos de Vida. Quando vejo o brilho no olhar dos estudantes, como quem diz: "estou feliz em estar aqui". Significa que estou cumprindo o meu papel, de tornar meu componente curricular envolvente para que aprendizagem, de fato, aconteça. Acredito, que essa relação, é de certa forma, “sedutora”,  de admiração pelo conhecimento, transbordante do professor”, reforça a diretora escolar, Zuleika  Souza.


Um comentário:

  1. Parabéns a todos educadores, estudantes e comunidade escolar em geral, pelo maravilhoso trabalho realizado! Gratidão pelo empenho, dedicação e principalmente pela aprendizagem

    ResponderExcluir