quinta-feira, 9 de junho de 2022

Escola Santa Clara desenvolve semana do Meio ambiente

 

Palestras abordam a importância da preservação ambiental

Por Daniela Arfeli                





A Semana do Meio Ambiente da Santa Clara de 2022 foi realizada, em celebração ao dia internacional do meio ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas em 5 de junho. A escolha se deu em virtude da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente.

                             

Na última sexta-feira, a E.E. Assentamento Santa Clara abordou a vida sustentável em harmonia com a natureza. A atividade teve como abertura a interpretação do professor e maestro José Manoel Filho, da música Herdeiros do Futuro, de Touquinho. Seguindo a programação deu-se início ao do bate- papo sobre monitoramento de fauna, com a bióloga e pesquisadora Andréa Soares Pires (IF/PEMD).

                       


A pesquisadora desenvolveu a temática envolvendo o monitoramento de mamíferos terrestres de médio e grande porte, através do protocolo TEAM Network, realizada no Parque Estadual Morro do Diabo, situado na Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, município de Teodoro Sampaio, Estado de São Paulo, com ênfase no monitoramento das espécies bioindicadoras: anta (Tapirus terrestris), onça parda (Puma concolor), queixada (Tayassu pecari) e onça pintada (Panthera onca).

                  

Para Andréa a escolha destas espécies-alvo se deu por diversificados motivos:  o grau de ameaça; a fragilidade, baixa resiliência e necessidade de habitats em alto grau de preservação além de extensos; a susceptibilidade a pressões de caça, ou seja, por se tratarem de espécies cinegéticas; por serem espécies dispersoras de sementes (salvo os carnívoros), auxiliando na manutenção das florestas; e, por último, por se tratarem dos maiores mamíferos terrestres da Mata Atlântica.

Após a palestra os estudantes do 6º ano B plantaram mudas de jatobá sob a mediação do professor Márcio Cleber Toledo Jardin. “A escola Santa Clara tem um papel importante na formação ambiental de nossos estudantes, são mais de 10 anos semeando a ideia de plantar árvores, despertando a consciência ecológica”, pondera Márcio Cleber.

                   

Durante o trabalho de campo, o docente explanou os benefícios de plantar árvores. “Plantar árvores reduz a erosão e a degradação do solo; as raízes ajudam a estabilizá-lo. As árvores colaboram no combate ao aquecimento global, e regulam a temperatura, deixando o ambiente mais fresco, úmido e oxigenado, através da evapotranspiração e da sombra. Para tanto, as árvores também são muito importantes para a manutenção da fauna do assentamento”, destaca o educador.

                      


Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, o coordenador de organização escolar, Sandro Pereira trabalhou sobre o bioma mais rico e também ameaçado pelo ser humano, a mata atlântica.


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário