quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Santa Clara tem Finalista Top 50




(Divulgação/FVC)

Mestre em Letras -  Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio – Língua Portuguesa
O letramento literário para assentados
EE Assentamento Santa Clara
Mirante do Paranapanema, SP


Criado em 1998, pela Fundação Victor Civita, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o país. Milhares de educadores, de escolas públicas e privadas, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento. Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da Educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos e, entre eles, são escolhidos os 50 finalistas, entre os finalistas são escolhidos os dez Educadores Nota 10 e entre eles o Educador do Ano.

Daniela Aparecida Ferreira Arfeli é corajosa e foi finalistas top 50 do pontal do Paranapanema. Com muita dedicação e amor a professora   desenvolveu com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos uma sequência didática enfocada no gênero poema a partir da obra O menino poeta, de Henriqueta Lisboa, no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino da leitura dialógica.

Com sensibilidade, a professora elegeu o tempo como tema, propôs oralizar, analisar e interpretar textos assinados por Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Mario Quintana e Henriqueta Lisboa. A turma também foi desafiada a escrever os próprios poemas usando recursos da linguagem poética trabalhados nas aulas. Alunos jovens e adultos, moradores assentados do Pontal do Paranapanema, perceberam que o sentido das palavras, às vezes, é insuficiente, para se compreender a fundo um poema: é preciso considerar a combinação cuidadosa que, nos versos, as palavras ganham.

O trabalho premiado possibilitou a promoção do gosto pela literatura, a contemplação pela linguagem simbólica, carregada de imagens e sentidos, o desenvolvimento da competência leitora, a formação de leitor crítico e a sensibilidade de ver o mundo com olhar diferenciado diante de temáticas cotidianas.

Emocionada a professora mestrada Daniela afirmou “Nós aprendemos muito com o estudo de textos literários.  As temáticas apresentadas em cada obra possibilitaram o despertar do imaginário, a aprendizagem de espaços geográficos, a compreensão do contexto histórico, além de proporcionar análise comportamental de estereótipos humanos. Trabalhar com a temática da fugacidade da vida na EJA foi relevante, uma vez que os alunos compreenderam o passar do tempo, principalmente a educação formal, pois não tiveram acesso na idade própria. O tema trabalhado através da intertextualidade faz parte da vida dos alunos, por essa razão levaram-os a refletir sobre si-mesmos e sobre o outro que o cerca”.


Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido no blog da escola: http://assentamentosantaclara.blogspot.com/2017/09/tecendo-fios-poeticos.html

 

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