sábado, 28 de outubro de 2023

Momento de emoção e aprendizado - Outubro Rosa

 

Ame como se não houvesse amanhã

Por Daniela Arfeli



No dia 28 de outubro, sábado letivo, foi realizada palestra de grande importância sobre o Outubro Rosa, na Escola Estadual Assentamento Santa Clara. A palestra foi conduzida por duas notáveis mulheres: Maisa Simone e Katya Cristina Slobodticov. Maisa é uma verdadeira guerreira, alguém a quem Deus concedeu a oportunidade de sobreviver ao câncer de mama em estágio 5, um diagnóstico em que as chances de sobrevivência são de apenas 2%. Ela enfrentou o câncer aos 34 anos, mas permanece com visão colorida da vida. Durante o evento, compartilhou sua história com  sorriso largo.

Para iniciar a palestra de maneira descontraída, Maisa conduziu dinâmica interessante, convidando duas estudantes, Mayla para representar o lado esquerdo e Melissa, o direito. Durante a dinâmica, enfatizou a importância do autoexame e da observação, lembrando que o câncer de mama não afeta apenas as mulheres, mas também os homens.

No decorrer do bate papo, Maisa compartilhou vídeo que documenta todo o seu tratamento, desde o diagnóstico inicial, até a recuperação e a reconstrução mamária. Foi um momento emocionante que ilustrou como o sol voltou a brilhar em sua vida. Ela enfatizou que, em sua jornada, três elementos foram cruciais na luta contra o câncer: a fé, o amor e a quimioterapia.

Nesse ponto, Katya Cristina assumiu a palavra e expressou seu apreço profundo por Maisa. Elas compartilham uma relação que se assemelha à de mãe e filha. Katya relatou que ajudou muito Maisa a enfrentar as tempestades do câncer. Compartilhou a leitura do versículo bíblico 1 João 4-18: "No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor." Ela encorajou todos a lançar fora o medo, a perdoar o passado e a escolher o amor como guia.

Kátia destacou a importância de viver sem medo, de amar profundamente e de perdoar aqueles que possam nos ter ferido. Ela concluiu com uma mensagem inspiradora: "Ame intensamente, como se não houvesse amanhã. Perdoe! Ame muito!" 

A palestra serviu como uma lição de força, esperança e resiliência, ressaltando que o amor e a fé são elementos fundamentais na luta contra o câncer e em nossa jornada pessoal.












Nenhum comentário:

Postar um comentário