quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Escola Santa Clara fomenta temática Setembro Amarelo e concurso do Conviva SP


Vencedora do concurso

 

Criação Artística: O escutar como caminho

A E. E. Assentamento Santa Clara, com apoio da Professora Especialista em Currículo, Denise Costa (PEC) – Programa Conviva, da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema estimula a comunidade estudantil na participação do  concurso: A Arte da Vida: Viver com saúde – Valorização da Vida, promoção da saúde mental e emocional. O objetivo da ação é fortalecer laços entre escola e estudantes, fomentando a escuta ativa e o diálogo restaurativo, além de potencializar a valorização da vida, saúde mental e emocional.

Durante todo o mês de setembro, a escola realizou ações de orientação e prevenção ao suicídio: palestra com psicólogo, produções sobre o tema, dinâmica e processo de criação artística, através das obras de Sebastião Salgado e O Grito de Edvard Munch. 

Na palestra com a psicóloga Giovana Brito participaram 140 estudantes, 20 educadores, 10 funcionários, 05 membros da comunidade assentada e acampada e 02 militantes. Na dinâmica do laço do Setembro Amarelo participaram 30 estudantes do Ensino Médio, 4 educadores, 1coordenador de gestão pedagógica e 1 coordenador de organização escolar, em parceria com a UNOESTE. No processo de criação artística participaram 02 educadores do componente de Arte, 270 estudantes dos Anos Iniciais, Finais, Ensino Médio e modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A vencedora do concurso foi a estudante Vitória Maria Brites - do 8º ano A, de acordo com a comissão organizada por educadores da Unidade Escolar. Para a produção artística foi utilizado desenho com grafite para criar os detalhes e efeitos visuais distintos.  A criação apresenta a imagem de uma jovem com pensamentos suicidas, com marcas de mutilação. Há duas faces, ora demonstra uma falsa alegria, ora apresenta pensamentos de extrema tristeza. A produção artística usa símbolo do Setembro Amarelo e um curativo coberto de medicamento representando as feridas internas.

“A ideia é promover ações que abram espaço para debates sobre o suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão. Acredito que para que possamos evitar o suicídio, a escuta ativa é o primeiro passo. Conversar, trazer o assunto à tona e fazer com que os estudantes saibam que não estão sozinhos e de que existem profissionais especializados e meios de tratar a saúde mental”, destacou a gestora Lilian Leite - uma das responsáveis pelo Programa CONVIVA na Unidade Escolar. 

Palestra alusiva à prevenção do suicídio

Estudante Vitória Maria Brites

Coordenadoras de Organização Escolar Sonia de Medeiros Verdeiro e Lilian Leite,  responsáveis pelo programa CONVIVA anunciam a ganhadora do Concurso 

Estudantes na criação artística


Professoras de arte Lucilene Santos e Melaine Esquivel Biill focam na obra O Grito 



Dinâmica Setembro Amarelo

Estudantes do EM participam da dinâmica


Nenhum comentário:

Postar um comentário