sexta-feira, 29 de julho de 2022

E. E. Assentamento Santa Clara promove ação de acolhimento socioemocional no retorno às aulas


 Acolhimento  da Santa Clara - 2 º semestre

Por Cristiane Oliveira


Dando início ao segundo semestre letivo, no dia 26 de julho, a E. E. Assentamento Santa Clara proporcionou aos estudantes e toda comunidade escolar, o acolhimento socioemocional. 

         A palavra acolher tem origem no latim acolligere, que significa levar em consideração, receber e amparar. O acolhimento faz parte do processo de ensino e aprendizagem e é fundamental para a vida, para a melhoria da convivência escolar, fortalece as relações interpessoais, além de contribuir para a melhoria da aprendizagem e formação integral dos estudantes. “A proposta é que, ao se conectar com os demais, o estudante reflita sobre si mesmo, seus sonhos (autoconhecimento) e sua consciência social. Por isso, a prática do acolhimento atende diferentes competências previstas na BNCC, sobretudo às socioemocionais.” (DAMASCENO, 2020).

Logo no início do período matutino, os alunos foram recebidos no pátio e após as boas vindas da diretora escolar, Zuleika Lusia dos Santos Sousa, a educadora física Ana Carla realizou um alongamento envolvendo, toda comunidade escolar.


Estudantes são orientados pela gestão escolar

Atividade de alongamento com a professora de Educação Física
Aquecendo com boas energias para 2º semestre de 2022

Em seguida, a professora Rita Regina responsável pela sala de leitura promoveu uma dinâmica muito descontraída que consistia em dramatizar anedotas e apresenta-las no palco. Os estudantes, organizados por turma e mediados pelos professores responsáveis, tiveram alguns minutos para ensaiar e se apresentarem.  

“A atividade de dramatização, estimula a criatividade, a autoconfiança, a comunicação, além de favorecer a interação entre os alunos”, pontua a coordenadora de gestão pedagógica Cristiane Oliveira.

Após esse momento de descontração e muitas risadas, o clima ficou ainda mais agradável com apresentação musical do professor José Manoel que interpretou a música – Eu vou seguir, Marina Elailie para finalizar a recepção coletiva, nossa diretora entoou o hino “Aleluia”, letra de Gabriela Rocha, em que  toda comunidade escolar participou cantando juntos.

Educador José Manoel encanta com sua bela voz

Em seguida os estudantes encaminharam-se para suas respectivas salas, em que os professores deram continuidade ao acolhimento, realizando reflexões por meio de roda de conversa, com o tema: “Meu projeto de vida”.

Destaca-se também a dinâmica: Trabalho em Equipe, realizado na aula de Projeto de Vida, com a turma do 7°A, mediada pela professora Sarah Esther Silva Santos, objetivando apresentar aos estudantes a importância do trabalho em equipe, ter cooperação, agilidade e atenção. Os estudantes utilizaram  duas cadeiras e bexigas., foram divididos em dois grupos,  ambos tiveram que andar enfileirados com as bexigas apoiadas entre sua barriga e a costa do colega, sem deixar cair. Andar em volta das cadeiras.  Se acaso alguém deixasse cair a bexiga, voltava ao  começo.




No período vespertino, com os estudantes dos Anos Iniciais, foram desenvolvidas atividades de acolhimento no pátio com alongamento e interpretação musical. Na sequência, cada educador desenvolveu rodas de conversa e dinâmicas em sala com suas turmas.


Dinâmica - A teia da amizade desenvolvida pelo educador Adelso Arantes

Momento de reflexão - 3º ano 




Dinâmica da bexiga - 2º ano A


Acolhimento no pátio


Interpretação musical - diretora Zuleika








No período noturno foram realizadas as atividades de acolhimento, de acordo com o víes das especifidade do público da Educação de Jovens e Adultos - EJA, valorizando nas dinâmicas  à inclusão de todos os estudantes.  

Dinâmica inclusiva na EJA
Acolher é incluir toda comunidade escolar

 

Dinâmica com a Educação de Jovens e Adultos



Alongamento da EJA

“O acolhimento é essencial durante todo o processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita o estreitamento de laços entre professores, alunos e toda comunidade escolar, contribuindo de maneira significativa para a promoção e melhoria do processo educacional”, finaliza Cristiane


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