quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Santa Clara celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

 Santa Clara celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

por Daniela Arfeli



Professora da sala de recurso, Sonia de Medeiros Verdeiro, realizou atividade com os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio da E.E.  Assentamento Santa Clara, dia 24 de setembro, em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. A educadora enfatizou em seu bate papo, presencial, aspectos importantes da lei 13.146/15, em especial, o artigo 4º “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”. Para instigar a temática a especialista explicou que a data foi escolhida pela proximidade ao início da primavera, o que simboliza o ressurgir, metaforicamente, a renovação da vida. Assim, as pessoas com deficiência são motivadas a lutar. De acordo com a especialista em Educação Especial, há várias deficiências: visual, física, auditiva, intelectual e múltipla.

“As dinâmicas realizadas foram de grande relevância para nossos alunos, pois permitiram que vivenciassem a vida da pessoa com deficiência. A educadora Sonia sensibilizou toda a comunidade escolar. Conscientizou que é nosso dever respeitar a vida de todos e saber que todos temos limites, uns mais, outros menos. E que as limitações não podem e nem devem determinar, em nenhum momento, as qualificações de qualquer pessoa”, enfatizou Daniela Arfeli, professora coordenadora da  Unidade Escolar. 

Para a vice diretora Lilian Leite, “foi emocionante ver os alunos sendo  voluntários participando do jogo do dominó com textura. Vivenciarem a  situação hipotética do acidente automobilístico em que os jovens perdem os braços, mas precisavam assinar o documento para o cartório. Ver nossos alunos sendo instigados a assinarem seus nomes com a boca foi um aprendizado para a vida”.

Portanto, com todas as dinâmicas realizadas pelos alunos, através de vivências das deficiências: física, intelectual, visual e auditiva, eles puderam  ter uma reflexão de vida e  valorização das pessoas que o cercam.






 

Um comentário: