segunda-feira, 12 de junho de 2017

Resíduos Rurais e Destino



Resíduos Rurais e Destino
A correta destinação de lixo no ambiente rural foi tema, no período noturno,  na noite desta quinta-feira (08/06), teve como público alvo alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA.  A atividade desenvolvida pertence ao ciclo de palestras da semana do meio ambiente,  da E.E. Assentamento Santa Clara, no município de Mirante do Paranapanema- SP.  
Como pesquisadora do tema de resíduos sólidos: no meio rural, Fátima Siqueira,  acadêmica do curso de Direito, também militante da luta do Movimento dos trabalhadores Sem Terra – MST, palestrou a necessidade de soluções específicas e alternativas para os resíduos rurais. Lembrou também da conscientização efetiva para a coleta seletiva do lixo na área rural.
Para Fátima Siqueira, “o trabalho de conscientização é necessário, pois quando queimamos o lixo liberamos toxinas que contaminam o solo e as células do ar”. Mencionou trechos da Carta Encíclica do Papa Francisco que nos convoca a cuidar de “Nossa Casa Comum”, a “Irmã e Mãe Terra”.  “Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos”.


Palestra – Resíduos Rurais e Destino

Alunos da EJA participam da palestra




Um comentário: