Estudantes vivenciam arte teatral no Viva Arte
Notícia produzida coletivamente pelos estudantes do 7º Ano A e pelo Professor Adelso
Na primeira terça-feira do mês (3 de outubro), trinta estudantes do 7º e 9º - Anos Finais da E.E. Assentamento Santa Clara, tiveram a oportunidade de assistir à peça teatral "Auto da Compadecida", no Espaço Viva Arte, localizado em Teodoro Sampaio, SP. Este espetáculo faz parte das atividades práticas do Componente Curricular Eletiva: "Semeando Arte e Talento", sob a orientação do professor Adelso Arantes. A obra original de Ariano Suassuna (1955) ganhou vida por meio de uma releitura inédita dirigida por Leo Ramos, assistência técnica de Igor Tributino e o talento dos atores que compõem o elenco.
Durante o espetáculo, os estudantes acompanharam a trajetória de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres que empregam toda sua astúcia para sobreviver em um típico dia no sertão, enganando e trapaceando aqueles que cruzam seu caminho, incluindo a mulher do padeiro, o padre, um cangaceiro e o Major Antônio Moraes. No entanto, a esperteza da dupla é posta à prova quando enfrentam o julgamento do Diabo, até que a Compadecida intervém.
A experiência teatral proporcionou aos estudantes aprendizagem significativa na arte cênica, consolidando os conceitos e conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, a vivência artística foi enriquecedora, conforme destaca o aluno Marcelo Augusto: "A peça foi espetacular, emocionante e engraçada. Percebi o comprometimento dos atores com o aprimoramento artístico ao longo de sete anos. Além disso, a apresentação teatral complementou de forma significativa os temas trabalhados nos componentes de Eletiva e Arte."
Para o estudante Luiz Bischoli, “a peça foi incrivelmente divertida. Nunca me diverti tanto em uma apresentação teatral. Apesar de já ter assistido a várias peças, essa foi a que mais me fez rir”, conclui expressando sua empolgação.
"Esta foi a minha primeira vez assistindo a uma peça teatral fora da escola. Foi uma experiência incrível”, enfatizou o estudante João Ungaretti. Felipe Gabriel acrescentou que “a atuação dos atores foi excelente. Como já tínhamos estudado o assunto previamente em sala de aula, essa experiência prática enriqueceu nosso aprendizado."
A vivência teatral potencializou a compreensão de que o teatro pode abraçar diferentes gêneros. Segundo José Henrique, de 13 anos, "achei que foi ótimo, pois a peça mesclou comédia, drama e crítica social."
A incursão no mundo teatral complementou o aprendizado acadêmico e demonstrou o poder transformador da arte. Além do professor mediador do projeto, os estudantes foram acompanhados pelos professores, Valmir Ulisses Sebastião, professora Juliana Parron (responsável pelo registro fotográfico) e a gestora pedagógica, Daniela Arfeli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário