terça-feira, 23 de agosto de 2022

Estudantes comemoram folclore brasileiro


Folclore brasileiro é vivenciado na Santa Clara

Neste mês de agosto em comemoração ao folclore brasileiro, a educadora Rita Regina, responsável pela Sala de Leitura, em parceria a demais educadores, desenvolveu atividades pedagógicas com foco na temática: tradições populares e manifestações culturais do nosso povo.

O Folclore, comemorado no dia 22 de agosto é o conjunto de costumes, tradições, lendas e narrativas populares típicas do Brasil. É composto pela mistura das várias culturas que formam a identidade nacional, oriundas principalmente das tradições portuguesas, indígenas e africanas.  A junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário dos povos tradicionais das diferentes regiões do país.

A educadora Rita Regina fez uma breve apresentação sobre o escritor Ricardo Azevedo, um mestre em recontar histórias do rico repertório da cultura popular brasileira, apresentando o reconto da lenda do tatu e interação com os estudantes através de tempestade de ideias: advinhas, crendices e trava-línguas. 

O evento contou com  a apresentação teatral dos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, sob a orientação da educadora Cidinha Lifante, uma releitura do conto “A sopa de pedras” de Pedro Malasartes.

O estudante Felipe Gabriel, do 6º ano A, fez um pout pourri de cantigas populares – voz e pandeiro. Pyetra e Yasmin também encantaram com a interpretação musical: Ousado Amor, de  Isaias Saad. 

CGP Crisitane Oliveira faz apresentação do evento

 

Estudantes apresentam peça teatral



Momento de interação: parlendas, cantigas e trava-línguas

Estudantes recitam cantigas e parlendas. 


Integrantes da peça teatral



Professora da sala de leitura faz reconto de Ricardo Azevedo



Releitura do conto “A sopa de pedras” de Pedro Malasartes.

Encenação teatral










Apresentação musical das estudantes Pyetra e Yasmin





Nenhum comentário:

Postar um comentário