Acolhimento da Santa Clara - 2 º semestre
Por Cristiane Oliveira
Dando início ao segundo
semestre letivo, no dia 26 de julho, a E. E. Assentamento Santa Clara
proporcionou aos estudantes e toda comunidade escolar, o acolhimento
socioemocional.
A palavra acolher tem origem no
latim acolligere, que significa levar em consideração, receber e amparar. O acolhimento
faz parte do processo de ensino e aprendizagem e é fundamental para a vida,
para a melhoria da convivência escolar, fortalece as relações interpessoais,
além de contribuir para a melhoria da aprendizagem e formação integral dos
estudantes. “A proposta é que, ao se conectar com os demais, o estudante reflita sobre si mesmo, seus sonhos (autoconhecimento) e sua consciência social. Por isso, a prática do acolhimento atende diferentes competências previstas na BNCC, sobretudo às socioemocionais.” (DAMASCENO, 2020).
Logo no início do período
matutino, os alunos foram recebidos no pátio e após as boas vindas da diretora
escolar, Zuleika Lusia dos Santos Sousa, a educadora física Ana Carla realizou
um alongamento envolvendo, toda comunidade escolar.
|
Estudantes são orientados pela gestão escolar
|
|
Atividade de alongamento com a professora de Educação Física |
|
Aquecendo com boas energias para 2º semestre de 2022 |
Em seguida, a professora Rita
Regina responsável pela sala de leitura promoveu uma dinâmica muito
descontraída que consistia em dramatizar anedotas e apresenta-las no palco. Os
estudantes, organizados por turma e mediados pelos professores responsáveis,
tiveram alguns minutos para ensaiar e se apresentarem.
“A atividade de dramatização,
estimula a criatividade, a autoconfiança, a comunicação, além de favorecer a
interação entre os alunos”, pontua a coordenadora de gestão pedagógica
Cristiane Oliveira.
Após esse momento de
descontração e muitas risadas, o clima ficou ainda mais agradável com
apresentação musical do professor José Manoel que interpretou a música – Eu vou
seguir, Marina Elailie para finalizar a recepção coletiva, nossa diretora
entoou o hino “Aleluia”, letra de Gabriela Rocha, em que toda comunidade escolar participou cantando
juntos.
|
Educador José Manoel encanta com sua bela voz |
Em seguida os estudantes
encaminharam-se para suas respectivas salas, em que os professores deram
continuidade ao acolhimento, realizando reflexões por meio de roda de conversa,
com o tema: “Meu projeto de vida”.
Destaca-se também a dinâmica: Trabalho em Equipe, realizado na aula de Projeto de Vida, com a turma do 7°A, mediada pela professora Sarah Esther Silva Santos, objetivando apresentar aos estudantes a importância do trabalho em equipe, ter cooperação, agilidade e atenção. Os estudantes utilizaram duas cadeiras e bexigas., foram divididos em dois grupos, ambos tiveram que andar enfileirados com as bexigas apoiadas entre sua barriga e a costa do colega, sem deixar cair. Andar em volta das cadeiras. Se acaso alguém deixasse cair a bexiga, voltava ao começo.
No período vespertino, com os estudantes dos Anos Iniciais, foram desenvolvidas atividades de acolhimento no pátio com alongamento e interpretação musical. Na sequência, cada educador desenvolveu rodas de conversa e dinâmicas em sala com suas turmas.
|
Dinâmica - A teia da amizade desenvolvida pelo educador Adelso Arantes |
|
Momento de reflexão - 3º ano |
|
Dinâmica da bexiga - 2º ano A |
|
Acolhimento no pátio |
|
Interpretação musical - diretora Zuleika |
No período noturno foram realizadas as atividades de acolhimento, de acordo com o víes das especifidade do público da Educação de Jovens e Adultos - EJA, valorizando nas dinâmicas à inclusão de todos os estudantes.
|
Dinâmica inclusiva na EJA |
|
Acolher é incluir toda comunidade escolar |
|
Dinâmica com a Educação de Jovens e Adultos |
|
Alongamento da EJA |
“O acolhimento é essencial durante todo o processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita o estreitamento de laços entre professores, alunos e toda comunidade escolar, contribuindo de maneira significativa para a promoção e melhoria do processo educacional”, finaliza Cristiane
Nenhum comentário:
Postar um comentário