terça-feira, 14 de junho de 2022

Gestão pedagógica promove trilhas formativas para o desenvolvimento da compreensão leitora no processo de ensino-aprendizagem


Professores dos Anos Iniciais participam de ação do Plano de Melhoria de resultados

 Por Cristiane Oliveira

Nos dias 06 e 07 de junho, foi realizada mais uma etapa, de dimensão pedagógica, em continuidade às ações do Plano de Melhoria da E.E. Assentamento Santo Clara, que tem como foco desenvolver nos educadores, estratégias de leitura para melhoria da compreensão leitora dos estudantes.

Formação com os professores dos Anos Iniciais
Ação do Plano de Gestão Integrada
Coordenadora de gestão Pedagógica, Ana Maria Arfeli Ferrari, considera a importância de estratégias para a melhoria da compreensão leitora.
Consideração da gestão sobre o viés construtivista para o ensino da leitura.

Após toda preparação e estudos por parte da equipe gestora e pedagógica, teoricamente fundamentadas na obra “Estratégias de Leitura” da escritora Isabel Solé, foi realizada a primeira formação ocorrida no início do mês de maio.

Formação com foco na obra Estratégias de Leitura, de Isabel Solé
"A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto."
(SOLÉ, p.22)


Inicialmente, os docentes foram suscitados à sensibilização, através de trechos emblemáticos do filme “Mãos Talentosas” que destaca a importância do incentivo aos estudos, da motivação e do despertar para o conhecimento.

O interesse pela leitura também se cria, se suscita e se educa e que em diversas ele depende do entusiasmo e da apresentação que o professor faz de uma determinada leitura e das possibilidades que seja capaz de explorar. " (SOLÉ, p.43)

Nesse primeiro momento formativo os docentes foram instigados a refletirem sobre os capítulos iniciais do livro, que abordam: o que é ler, o ensino e os desafios da leitura.

Coordenadora de Organização escolar, Lilian Leite, contribui com reflexões acerca da leitura na escola

Ao final da primeira formação foi proposta a leitura do capítulo 4, com o objetivo de realizar oficinas pedagógicas nos encontros posteriores.  O excerto foi disponibilizado impresso, além do livro que foi ofertado na íntegra, em formato digital.

Coordenadora de gestão pedagógica, Cristiane Oliveira, propicia o uso do Mentimeter

O segundo encontro foi principiado com a produção de uma “nuvem de palavras” por meio da plataforma digital, Mentimeter, com o intuito de mobilizar conhecimentos assimilados anteriormente.

Apresentação das contribuições da nuvem de palavras


Em seguida foi aplicada a metodologia ativa, Rotação por Estações. Cinco estações foram organizadas, os participantes perpassaram por todas e apresentaram propostas de solução para cada cenário. E, para concluir a formação, os docentes socializaram e consolidaram a aprendizagem.   

Orientação sobre a metodologia ativa: rotação por estações

Apresentação dos cenários
Momentos de interação com os participantes da formação

Professores: Renato e Sarah apresentam considerações sobre os cenários


Gestora Cristiane orienta docentes 

Rotação por estações com educadores dos Anos Finais e Ensino Médio

 “O uso de metodologias ativas incita a aprendizagem autônoma e mobiliza a participação efetiva de todos na construção do conhecimento. Foi nítido o envolvimento dos educadores neste percurso formativo trilhado até o momento, novos significados foram atribuídos e conectados aos conhecimentos já existentes”, destaca a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Cristiane Oliveira.






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