Expedição:
resgate histórico e fortalecimento dos conhecimentos biológicos
Na primeira quarta-feira
do mês de maio (03), os alunos do Ensino Médio (2ª e 3ª anos) da E.E. Assentamento Santa Clara participaram
do trabalho de campo organizados pelos professores Márcio Cleber (Biologia), Valdir
(História), Daniela Arfeli (Língua Portuguesa), acompanhados pelo monitor
escolar Marcos. A atividade interdisciplinar teve como objetivo geral possibilitar aos alunos momentos de resgate
histórico e fortalecimento dos conhecimentos ecológicos nas redondezas do Assentamento Che Guevara,
principalmente, na antiga Estrada de Ferro Sorocabana, matéria prima para
trabalhar temas no Currículo SEE/SP. “A linha ferroviária da alta sorocabana,
fundada na época do Império para levar as safras de algodão do interior até a capital, trouxe fortalecimento econômico para a região do
Oeste Paulista”, lembrou o professor de História que acompanhou os alunos.
Além disso, é preciso enfatizar que o professor Valdir mencionou que a "Estação de Teodoro Sampaio foi fundada na década de 1960, fazia parte do ramal de Dourados, na qual saía de Presidente Prudente e seguia até Euclides da Cunha, além do transporte de algodão eram transportados café, gado, madeira, como também transporte humano".
Além disso, é preciso enfatizar que o professor Valdir mencionou que a "Estação de Teodoro Sampaio foi fundada na década de 1960, fazia parte do ramal de Dourados, na qual saía de Presidente Prudente e seguia até Euclides da Cunha, além do transporte de algodão eram transportados café, gado, madeira, como também transporte humano".
Em meio as diferentes
atividades propostas, em alguns pontos da expedição, o professor de Biologia
fez paradas estratégicas para que os estudantes analisassem alguns aspectos do
local, como as características da vegetação, sua formação, a importância dos
corredores ecológicos e, ainda, aprender fatos históricos da região. “A ideia é
compartilhar conhecimentos, perceber que a linha férrea foi transformada
naturalmente em corredor ecológico, e, que vegetação encontra-se em clímax,
estágio de reprodução e perfeito equilíbrio ambiental. E hoje, mesmo com a
ferrovia desativada contribui muito para o fluxo gênico”, confirma o professor
Márcio.
Entre os lugares
visitados, os alunos compreenderam que mesmo sem preocupação humana, a natureza
se restabelece, até chegar ao clímax. Após a trilha, os alunos fizeram piquenique
próximo a cachoeira. “Foi um dia que aprendi bastante, interagi mais com os
professores e colegas da escola, estou
amando aprender desse jeito”, contou Jeniffer
Santos, aluna da 2ª série do E.M.
Amei participar dessa expedição
ResponderExcluirParabéns família Santa Clara.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa!!! Foi ótimo, além do aprendizado, foi divertido! Obrigado E E Santa Clara!
ResponderExcluir