Por estudantes do 6º ano A, 8º ano A e professor Valdir Alves
Estudantes dos Anos Finais, da E.E. Assentamento Santa Clara, realizam atividade prática do componente curricular de eletiva – Valorização do Homem do Campo. Através de entrevista estudantes da E.E. Assentamento Santa Clara compreendem detalhes sobre os modos de vida de pequenos agricultores, além de analisarem a relação de pertencimento entre ser humano e o campo.
No dia 26 de abril de 2023, os estudantes do 6º ano A e 8º ano A, realizaram entrevista com a Sra. Edmara Djanira da Conceição, mais conhecida pelos moradores da agrovila como “Morena”. Durante a visita, os estudantes compreenderam a importância de viver no campo e, principalmente as concepções de vida do homem campesino. O educador Valdir Alves de Jesus mediou todas as etapas desenvolvidas da entrevista: planejamento (escolher o entrevistado, recolher informações, preparar o roteiro e redigir o questionário) o momento da entrevista, a transcrição e publicação da entrevista. Destaca-se que a atividade prática está integrada com o componente de eletiva - A valorização do homem do Campo.
Entrevista: Se o campo não planta, a cidade não janta!
Estudantes da
Santa Clara: A quanto tempo você participa da luta pela terra no Pontal do
Paranapanema?
Edmara: Estou
envolvida na luta pela terra no Pontal a três anos, mas já participo da luta a mais de oito anos em outros estados.
Estudantes da
Santa Clara: Qual a importância da Reforma Agrária para você?
Edmara: A
reforma agrária é importante, pois modifica a vida das pessoas. É muito bom ficar longe da
violência da cidade, e, assim, conseguir viver no campo ,desenvolver habilidades
relacionadas a terra, produzir alimentos e também os que serão consumidos pelos moradores da
cidade.
Estudantes da
Santa Clara: Quanto tempo as pessoas ficam acampadas para adquirir um lote?
Edmara: Não há tempo específico. Pode ser um, quatro e até sete anos. Tudo
dependerá de cada estado ou governante.
Estudantes da
Santa Clara: Quais os principais problemas enfrentados pelo homem do campo?
Edmara: O
homem do campo enfrenta vários problemas, tanto pela falta de recursos do
governo, como pela colheita que, às vezes, acaba não tendo para quem vender. A alternativa é participar de projetos que envolvem a agricultura familiar, o PRONAF, por exemplo.
Estudantes da
Santa Clara: Como você vê a atuação do jovem(filho de assentado)?
Edmara: Neste
momento, eu questiono vocês: que valor vocês dão para a terra pela qual residem? Chego a conclusão que a grande maioria
dos jovens não se sente estimulada para permanecer no campo. É preciso que todos se sintam pertencentes do território campesino.
Estudantes da
Santa Clara: É possível ser feliz vivendo unicamente da terra?
Edmara: Sim,
é possível. Do campo vem à carne, as frutas, as verduras e tudo isso através da
agricultura familiar que é desempenhada pelo morador do campo. Temos nosso grito de guerra: "Se o campo não planta, a cidade não janta!"
Após a realização da entrevista, a senhora Djanira ofereceu um delicioso café da manhã e, na sequência, exemplificou como deve ser trabalho rural e econômico demostrando a piscicultura e a horta comunitária. De acordo com Djanira, a piscicultura desenvolvida nas pequenas propriedades é uma atividade complementar à agricultura familiar, que contribui com o aumento da receita financeira e também com a alimentação das famílias.
(Trabalho fotojornalístico- Professora Juliana Parron)
Agricultura familiar é um dos temas abordados na entrevista |
Participação ativa dos estudantes na realização da entrevista |
Produtos apresentados para exemplificar a agricultura familiar. |
Cesta de produtos produzidos ofertados para escola |
Lanche preparado para os estudantes |
Estudante Ryan Novaes participa da visita na horta comunitária |
Estudante Kauê - 8º ano A interessa-se pela produção da horta. |
Estudantes do 6º ano também contemplam a produção de hortaliças |
Cultivo de hortelã chama atenção do estudante do 6º ano |
Gestão escolar agradece a cesta recebida |
Produtos rurais contemplados |
Coordenação pedagógica participa da atividade de campo |
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