Por Daniela Arfeli
Na manhã de sexta-feira (17/03) a gestão escolar anunciou aos estudantes da E.E. Assentamento Santa Clara, as duas redações classificadas da escola, da 52ª Edição do concurso de redação de Cartas, produzidas pelos estudantes: Luís Fernando Pereira da Silva e Pyetra Firmino dos Santos, do 9º ano A.
Os estudantes desenvolveram, sob a mediação do educador Vander Juliano Escudeiro, a produção textual do gênero carta argumentativa, com a seguinte temática: "Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão”.
Produção escrita do estudante Luis Fernando |
Participaram da comissão julgadora a diretora Zuleika Lusia, a coordenadora de gestão pedagógica Daniela Arfeli e o professor de Língua Portuguesa Vander Juliano Escudero.
Destaca-se que o concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. Seu objetivo é fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar e também incentivar a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios. Ele é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da União Postal Universal. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
“Escrever é uma explosão de palavras, sentimentos e emoções. Escrevemos para exprimir ao mundo o que sentimos e pensamos. A escrita é um grito dos pensamentos. Quando escrevemos alimentamos nossa alma”, destaca Daniela Arfeli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário