O sabor da Língua Portuguesa é uma exposição de fotografia preparada pela 1ª Série do Ensino Médio da E.E. Assentamento Santa Clara, município de Mirante do Paranapanema, proposto como atividade do Currículo do Estado de São Paulo, sobre a orientação da professora Daniela Aparecida Arfeli.
Neste trabalho foi enfatizada a importância da legenda para a composição de fotojornalismo.
A investigação do fotojornalismo possibilita os alunos entrarem em contato com os diferentes tipos de textos, suas respectivas linguagens e códigos, reportando-os ao seu próprio contexto social, um envolvimento múltiplo de leituras e ações na produção de sentidos. A extensão da proposta requerida visa aos educando também a desenvoltura que demanda o protagonismo juvenil.
Objetivos
- Identificar a linguagem no contexto social da língua portuguesa nos textos verbais e não-verbais;
- Ler e apreender temas estabelecendo relações entre imagem e texto;
- Ampliar o universo da leitura e escrita;
- Levantar hipóteses e expectativas futuras;
Apresentar o fotojornalismo inserido nos gêneros jornalísticos; incentivar o trabalho da reportagem, a investigação, síntese, montagem, notícia, crítica; permitir a inferência dos alunos sobre o contexto de produção e demais característica do gênero, e até as devidas comparações com outros gêneros assimilados no processo de aprendizagem, como a notícia o resumo, as expectativas do título.
Metodologia
Dividir os alunos em pequenos grupos de 5 a 6 componentes; estabelecer critérios para apreensão do tema; direcionar leituras e tarefas na busca de registro e confecção de material fotográfico; criar legenda e texto-legenda; montar a exposição no mural da escola ou em um espaço acessível ao público escolar.
Professora Denize Arfeli olha atentamente as fotos. |
Aluno Leandro, 6ª série visita a exposição |
Aluna Amanda explica a temática do projeto |
Convite |
Professora Juliane prestigia o evento |
Aluna Polyanna apresenta o convite |
Empolgação na visualização das fotos. |
A exposição de fotojornalismo recebeu a visitação de alunos, funcionários, professores e gestores.
Exposição das fotos. |
Organização |
Comunidade escolar participa ativamente
Apresentação do projeto
Foto mostra atividade da aula de Educação Física |
Recursos
Câmaras digitais, celular com recursos fotográficos, impressora, revelação e impressão de fotos, pincel, cola, cartolina, tesoura, fita adesiva, dicionário, vídeo, data show; finalizando na proposta do projeto, a exposição fotojornalística. Saliento que os recursos tecnológicos foram utilizados apenas em pesquisas extraclasse, pois na escola não temos acessibilidade a sala de informática.
Metas
Atingir cerca de 40% dos alunos envolvidos no projeto nas competências e habilidades; observar, identificar, interpretar, criticar, analisar e produzir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário