No dia 26 de março foi realizado o III Sarau Literário da E.E. Assentamento Santa Clara com a temática: Musicalidade nas obras de Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.
O projeto foi desenvolvido com muita dedicação pelas professoras da Sala de Leitura: Cíntia de Lima Guidorizze e Vilma Vargas de Lima, com a ajuda das professoras de Língua Portuguesa: Daniela Aparecida Arfeli, Denize Aparecida Arfeli e Maria José. O público alvo do projeto foram os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo principal despertar o gosto pela leitura, desenvolver o senso crítico, vivenciar experiências e acima de tudo resgatar os valores humanos tão esquecidos na nossa sociedade.
É importante destacar que durante dois meses os educadores trabalharam as principais características dos autores, leitura e análise das obras, contamos com a colaboração de Felinto Procópio, Mineirinho (membro da comunidade) e professora Talita nos ensaios das músicas de Vinícius de Moraes.
Vale lembrar que o desenvolvimento deste projeto de leitura envolveu diretamente todos os profissionais da educação desta unidade escolar, além do enorme incentivo e apoio da Gestão Escolar e dos funcionários.
Durante o sarau os alunos declamaram poemas, cada série cantou uma música de Vinicius de Moraes, dançaram, fizeram encenações e caricaturas. Além disso, tivemos uma bela apresentação do poema Rosa de Hiroshima interpretada pela coordenadora Zuleika, seu marido e filho, a excelente dramatização da aluna Júlia Procópio (9º ano), a brilhante interpretação da aluna Pollyanna – 1ª série do Ensino Médio (Garota de Ipanema). Os alunos mostraram seus talentos. A EJA teve uma enorme participação.
Trabalhar com grandes escritores como Cecília Meirelles e Vinicius de Moraes estimula a leitura, a curiosidade e a fantasia. Na Educação de Jovens e Adultos a poesia intimista e reflexiva tocou profundamente a alma e valorizou intensamente a vontade de ler.
conheça e leia várias poesias de Cecília Meireles
Nenhum comentário:
Postar um comentário