quinta-feira, 25 de abril de 2013
Primeira série do Ensino Médio dramatiza livro A Viuvinha
Alunos da 1ª série do Ensino Médio leram, analisaram e dramatizaram o livro de José de Alencar – A Viuvinha, orientados pela professora de Língua Portuguesa Daniela Arfeli. Como produto final do trabalho os alunos apresentaram no dia 25 de abril no período da manhã para todos da unidade escolar.
Este livro foi apresentado no Encontro literário, evento organizado pelas professoras da Sala de Leitura (Vilma e Cíntia), no dia 26 de Fevereiro, como abertura do Projeto “Valorizando os Clássicos da Literatura Brasileira”, que tem como principal objetivo, desenvolver as competências leitora e escritora.
Alunos dando o retoque final ao desenho |
A professora Daniela iniciou o trabalho orientando os alunos para fazerem leitura crítica e reflexiva da obra, posteriormente dividiu a sala em grupos para a produção da peça teatral, em seguida para caracterização dos personagens, ilustração, figurino, cenário, escolha de música, maquiagem, entre outros.
Caracterizando o personagem Jorge |
Vale destacar que a história do livro começa com um casal apaixonadíssimo chamado Carolina e Jorge. O romance ia muito bem, até que Jorge descobriu por intermédio de seu tutor que havia perdido tudo, estava falido. Jorge ficou desesperado e não sabia o que fazer, então resolveu lutar e conseguir juntar dinheiro como seu pai. Não contou nada para sua futura esposa e casou-se com ela no dia seguinte, mas no meio da noite fugiu deixando assim uma carta para Carolina. Ele passa a trabalhar como comerciante, e mudou seu nome para Carlos e só após cinco anos ele volta, pois conseguiu se estabelecer novamente. Quando volta, ele vai ao encontro de Carolina e esclarece tudo, e para a sua alegria eles ficam juntos de novo.
terça-feira, 16 de abril de 2013
Texto literário
Saudade
da minha velha vida
Saudade...
Hoje só o que me resta!
Da
minha velha vida que um dia foi nova
Saudade
do tempo que era criança
Quando
pulava, brincava e corria.
Saudade
do tempo que era Eva, mas tinha Adão.
Saudades,
por que trazes tantas recordações?
Saudade
do tempo que beijava e era beijada
Saudade
do tempo que abraçava e era abraçada
Saudade
do tempo que amava e era amada
Saudade
da primavera que hoje perpetuou somente o inverno
Saudade
do amor que esperava na janela,
Hoje
pela mesma janela só vejo meu tempo passar
Devagar mais com rapidez de segundos
Saudade
que dói no fundo de minha alma,
Alma que exige paciência, paciência essa que
não existe.
Saudade!
Oh, saudade!
Meu
tormento, meu sofrimento, meu alimento.
Saudade,
palavra próxima da solidão.
terça-feira, 9 de abril de 2013
III SARAU LITERÁRIO DA E.E. SANTA CLARA
No dia 26 de março foi realizado o III Sarau Literário da E.E. Assentamento Santa Clara com a temática: Musicalidade nas obras de Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.
O projeto foi desenvolvido com muita dedicação pelas professoras da Sala de Leitura: Cíntia de Lima Guidorizze e Vilma Vargas de Lima, com a ajuda das professoras de Língua Portuguesa: Daniela Aparecida Arfeli, Denize Aparecida Arfeli e Maria José. O público alvo do projeto foram os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo principal despertar o gosto pela leitura, desenvolver o senso crítico, vivenciar experiências e acima de tudo resgatar os valores humanos tão esquecidos na nossa sociedade.
É importante destacar que durante dois meses os educadores trabalharam as principais características dos autores, leitura e análise das obras, contamos com a colaboração de Felinto Procópio, Mineirinho (membro da comunidade) e professora Talita nos ensaios das músicas de Vinícius de Moraes.
Vale lembrar que o desenvolvimento deste projeto de leitura envolveu diretamente todos os profissionais da educação desta unidade escolar, além do enorme incentivo e apoio da Gestão Escolar e dos funcionários.
Durante o sarau os alunos declamaram poemas, cada série cantou uma música de Vinicius de Moraes, dançaram, fizeram encenações e caricaturas. Além disso, tivemos uma bela apresentação do poema Rosa de Hiroshima interpretada pela coordenadora Zuleika, seu marido e filho, a excelente dramatização da aluna Júlia Procópio (9º ano), a brilhante interpretação da aluna Pollyanna – 1ª série do Ensino Médio (Garota de Ipanema). Os alunos mostraram seus talentos. A EJA teve uma enorme participação.
Trabalhar com grandes escritores como Cecília Meirelles e Vinicius de Moraes estimula a leitura, a curiosidade e a fantasia. Na Educação de Jovens e Adultos a poesia intimista e reflexiva tocou profundamente a alma e valorizou intensamente a vontade de ler.
conheça e leia várias poesias de Cecília Meireles
Assinar:
Postagens (Atom)