quinta-feira, 21 de junho de 2018

Alunos da Santa Clara visitam quartel do corpo de bombeiros




Por Daniela Arfeli

Na segunda quinzena do mês de junho (20), 39 alunos da Escola Estadual Assentamento Santa Clara (4º e 5º anos), acompanhados pelas docentes Sarah Éster Silva,  Ana Maria Arfeli Ferrari e a agente de organização escolar Juliana visitaram o quartel do Corpo de Bombeiros, em Mirante do Paranapanema - SP, a atividade faz parte do Programa Bombeiro Educador (PBE), uma parceria que envolve o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e as escolas do município. A corporação dispõe de um profissional treinado para atuar nas escolas, o instrutor Octávio Augusto Melo Reis.
De acordo com o instrutor, objetivo deste programa é instrumentalizar e sensibilizar os alunos para a necessidade da prevenção de acidentes e orientá-los a multiplicar o conhecimento aos seus familiares e amigos.  São realizados seis encontros, sendo um por semana com duração de duas horas/aulas, com alunos do  4º ano do ensino fundamental. Nas primeiras aulas são abordados  temas, como: primeiros socorros, acidentes no lar, prevenção e combate a incêndio, entre outros. “As aulas são dialogadas, com jogos, montagem de materiais, conta também com uma cartilha específica do projeto para cada aluno. Queremos formar agentes multiplicadores no sentido de que a população em geral compreenda melhor o trabalho dos bombeiros, bem como forneçam informações com mais precisão no momento de chamar o 193”, pontua o instrutor.
No sexto encontro ocorreu a aula prática: visita ao quartel do Corpo de Bombeiros. Os alunos foram recepcionados pelos soldados Nobre e Felipe.  "Nossa escola foi bem recebida pela corporação, os alunos puderam conhecer as dependências do quartel, as escalas de trabalho, a divisão das bandeiras, a história da formação do corpo de bombeiros da cidade, as ocorrências atendidas no dia, o mapa da cidade, do município e dos assentamentos. Além disso, compreenderam também sobre quais equipamentos são usados para cada ocorrência; aprenderam que o equipamento que o bombeiro não pode deixar de ter é o machado; visitaram a sala de ginástica e entenderam que os bombeiros  necessitam ter bom condicionamento físico", destaca a professora Ana Maria.
 No término do curso será realizada uma formatura para entrega dos certificados de conclusão e a escolha da melhor redação que será feita no decorrer das aulas. Este programa é uma experiência exitosa de prevenção e realiza o sonho de reduzir a frequência do som das sirenes pelas ruas das cidades, por meio da consciência preventiva e preparo de cidadãos que tornam seus lares e empresas mais seguras.





































sexta-feira, 15 de junho de 2018

Escola Santa Clara participa da etapa Estadual da V CNIJMA em São Paulo e é selecionada para Conferência Nacional


Etapa Estadual e Nacional da “V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente” – E.E. Assentamento Santa Clara

Sexta-feira | 15/06/2018
 Por Daniela Arfeli

Escola Assentamento Santa Clara (Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema - SP) participou nesta quinta-feira (14), da 5ª edição da Conferência infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, etapa Estadual, realizada em São Paulo, na sede da Secretaria do Estado da Educação, localizada na Praça da República, 53, e, posteriormente no Hotel Braston Hotel São Paulo, localizado na Rua Martins Fontes, 330 – Consolação, São Paulo – SP, em Braston Hotel, com a delegada Pollyana Faccio (estudante de 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental II), o professor de Ciências Marcio Cleber Toledo Jardin e a PCNP Lucília Siqueira. A instituição de ensino foi selecionada pela comissão organizadora por apresentar bom projeto e sistematizar ações, diálogos e encontros, voltados para a valorização da cidadania ambiental no assentamento, a partir de educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. A gestão escolar incentivou o desenvolvimento do tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” na escola e colaborou de forma intensiva na execução do projeto Águas para o futuro, idealizado pelo professor de Ciências e os educandos da escola. Segundo o professor Marcio, o projeto traz a temática da água nas dimensões: socioambiental, política e econômica e articula o desenvolvimento de ações de educação ambiental de forma integrada e interdisciplinar com o intuito de transformar a realidade do assentamento, discutindo propostas socioambientais na escola e na comunidade, além de atender aos preceitos legais do Currículo da SEE-SP e a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99).
De acordo com a diretora Adriana Mussi Jorge dos Santos, as ações desenvolvidas respeitam e valorizam a opinião e o protagonismo juvenil e os anseios da comunidade assentada, além disso, declara que “o professor Marcio e a aluna Pollyana serem eleitos para representarem a escola na etapa nacional é uma grande conquista na construção dos conhecimentos e na busca de soluções para os problemas socioambientais do assentamento.



Chegada da delegada Pollyana no Hotel da conferência estadual 



Professor Márcio apresenta slides do projeto desenvolvido











Ata que confere a eleição do professor Márcio 


Professor é eleito pela comissão organizadora para participar da Conferência Nacional

















A delegada Pollyana dando entrevista a secretaria da Educação