sexta-feira, 23 de maio de 2014

Professor de Geografia realiza atividade de pesquisa com alunos da 8série A

Após a introdução da Revista do Aluno – Volume 1, na Situação de Aprendizagem 1, o professor André Grisani, docente da disciplina de geografia, desenvolveu pesquisa em grupo com os educandos da série final do Ensino Fundamental sobre a temática: a origem dos bens de consumo utilizado na unidade escolar. 

Vale destacar que a pesquisa é uma excelente ferramenta de aprendizagem de ensino/aprendizagem.











Professor de Geografia realiza trabalho de campo


Trabalho de campo realizado com os alunos do 2 A Ensino Médio da manhã   

No dia  7 de fevereiro de 2014, o professor de geografia - André Grisani desenvolveu trabalho de campo com os alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre  a Situação de Aprendizagem 1 Gênese Econômica do Território Brasileiro. 
Para começo de conversa iniciaram com os seguintes questionamentos:
1) Qual atividade econômica impulsionou a formação da cidade em que vocês vivem?
2) Nos dias atuais, nas paisagens do lugar ou região em que vive, é possível observar aspectos relacionados com a atividade econômica identificada na questão anterior. Quais?

Foi realizado trabalho de campo de acordo com os dados que os alunos apresentaram na realização desta atividade, observando aspectos relacionados a atividade econômica do lugar e da região em que a E.E Santa Clara está inserida.
“Como professor fiquei feliz pela atenção dos alunos durante a explicação, apresentaram bom entendimento sobre o tema, bastante empenho para desenvolver as atividades propostas.”- declara André Grisani.












quinta-feira, 22 de maio de 2014

Alunos da Santa Clara visitam Sede do Morro do Diabo


 Alunos do Ensino Médio da E.E. Assentamento Santa Clara, município de Mirante do Paranapanema, desenvolveram, dia 21 de maio, um trabalho de campo na Sede do Parque do Morro do Diabo, localizado no município de Teodoro Sampaio, a 680 km de São Paulo. A visita faz parte do Programa Cultura é Currículo - Lugares de aprender: a escola sai da escola.
Os alunos foram acompanhados pelos docentes Márcio Cleber Jardim e Daniela Aparecida Arfelli, responsáveis,  pelas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, respectivamente.
Esta experiência educativa proporcionou momentos de grande aprendizado e enriquecimento do currículo com as seguintes atividades:
1.   Recepção 
O grupo de alunos e docentes foram bem recepcionados pelos monitores.

  
Os alunos foram recepcionados pela estrela,“Bruna”, uma simpática arara de peito amarelo, que pousou para fotos, brincou, apoleirou no ombro de alguns alunos e deu belos voos rasantes abrilhantando a visitação.
 
2.   Trilha da Lagoa Verde
Apresenta 500 m de extensão, local de redescoberta do mico-leão-preto, sem dificuldade de caminhada, com possibilidade de avistar animais. Esta trilha atravessa parte da floresta tropical latifoliada semidecídua, característica do parque, no qual os alunos atravessaram uma rústica ponte pênsil que transpõe um lago semelhante a um tapete verde, com pequeno curso d`água coberto por rica vegetação -  planta aquática do gênero Azzolla, em determinado período do ano.
Além da Lagoa Verde, os educandos observaram outros atrativos como uma árvore Pau d`Alho oca, o que permite que os alunos adentrassem dentre em seu interior; um enorme formigueiro; grandes cipós; placas interpretativas que expõem o ciclo da água e de nutrientes no ecossistema.
 “Árvores centenárias típicas do ecossistema local foram uma atração à parte na trilha da Lagoa Verde, em especial o Paudalho, que exala um aroma característico com o alho (condimento).”- declara professor Márcio Cleber.
3.     Museu
O museu traz um conteúdo biológico fantástico com representantes das principais espécies do Morro.
 Os educandos além de conhecer características específicas dos animais, aprenderam o processo de empalhamento, através da explicação da monitora, que por sinal recebeu bem, assim como toda equipe.

4.   Lanche e retorno à escola.
Por fim, os educandos lancharam, permaneceram no playground e tiveram a oportunidade de comentar a experiência do trabalho de campo. “Tomamos o ônibus, viemos embora  contentes com a visita e feliz com a chuva que caiu no momento certo para cumprir a necessidade natural do ambiente. O processo ensino aprendizagem precisa ser constante, para isso, a escola deve ser dinâmica e inovadora. Percebi o quanto foi importante aos nossos alunos fazerem essa excursão na qual adquiriram conhecimento e respeito ao ambiente. O Morro do Diabo é um dos mais belos parques estadual do Estado de São Paulo, possui uma vegetação exuberante favorecendo a permanência da riquíssima fauna e principalmente de espécies endêmicas”. – comenta o professor de Biologia.
A atividade de campo contará com elaboração de relatório escrito, proposto pela educadora de Língua Portuguesa, com o objetivo de analisar a aprendizagem dos educandos durante a visita.

Os estudantes foram recepcionados pela Bruna

Professores interagem com a arara






Momento de diversão






























































                O  Museu Natural do PEMD, com animais taxidermizados (mamíferos, aves, répteis), animais conservados, espermoteca, esqueletos, maquetes e painéis informativos.