terça-feira, 25 de junho de 2013

1º lugar da Educação de Jovens e Adultos

O meio ambiente pede socorro


     Infelizmente a maioria da população não está cuidando do meio ambiente. Os rios, já tem muitos ficando raso, com poucos peixes e as águas já estão contaminadas.

    O homem deve preservar mais o meio ambiente, não fazendo queimadas, não utilizar venenos nas lavouras que acabam atingindo os rios, não jogando lixo que com as chuvas são arrastados para os rios.

    O lixo não deve ser jogado em qualquer lugar e sim no lugar certo, como por exemplo, quando você acabar de tomar uma latinha de guaraná não jogue na rua, ou na estrada, etc. Ela serve para ser reciclada porque além de gerarem dinheiro, você ajuda o meio ambiente.

    Não jogue papeis a toa, eles também podem ser reciclados, como os plásticos, as garrafas pet e outros materiais que são jogados de modo incorreto.

     Se todos fizermos nossa parte, o meio ambiente agradece.

sábado, 22 de junho de 2013

TEXTOS EXCELENTES - ALUNOS PARTICIPANTES DO 1º CONCURSO DA E. E. ASSENTAMENTO SANTA CLARA

Texto do aluno: VINÍCIUS ANTUNES GOMES
Meio Ambiente
 Certa vez um menino chamado Pedro que morava na Amazônia estava na escola aprendendo sobre a floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo e a maior parte está no Brasil.
Então a professora começou a explicar:
- A floresta amazônica é muito bonita, mas está em desmatamento, muitas pessoas estão cortando as árvores e fazendo queimadas, assim estão acabando com a floresta e poluindo o ar.
Pedro perguntou:
- Mas é só esse tipo de poluição que as pessoas fazem?
A professora respondeu:
- Não, infelizmente essa não  é apenas uma das várias formas de poluição que o homem faz. O homem também polui jogando lixo nos rios, mata os animais que vivem lá, coloca mercúrio nos rios, joga lixo na rua e acaba entupindo os bueiros, e várias outras formas de poluição.
Pedro perguntou:
- E como podemos evitar fazer isso?
A professora respondeu:
- Nós podemos não desmatar e não fazer queimadas, não jogar mercúrio nos rios e usar o conceito dos 3RS (reduzir, reciclar e reutilizar), diminuir o lixo. Cabe a todos nós o cuidado com o meio ambiente. 


Texto da aluna: NAYARA P. ROCHA – 3ª E.M
A ação começa do pequeno

O tema bem trabalhado atualmente e discutido entre  sociedade é sobre o meio ambiente, lugar esse onde vivemos, seja ele bom ou     ruim. Porém as pessoas procuram maneiras possíveis e soluções rápidas para problemas em relação a ele, sendo que nesse mundo capitalista, não se preocupa em preservar o meio ambiente e sim explorá-lo cada vez mais.
Quando o lugar vai ficando dificultoso para viver, vai aparecendo necessidades vitais de sobrevivências da fauna, da flora e até mesmo humanas que as pessoas e as grandes potências mundiais tentam agrupar, retroceder o mal já acontecido. Mas do que adianta projetos nos papéis? O que cada um pode fazer para ajudar? Questões como essas a serem analisadas em particular, pois uma andorinha só, não faz verão.
O que define um meio ambiente são os seres vivos que ali habitam, sendo eles os responsáveis pela organização de seu meio. Mas o que vemos é o planeta pedindo socorro, buscando ações e soluções emergenciais para vivermos em um meio ambiente que realmente desejamos. E ação essa mais eficiente e democrática é a ação de si próprio, a conscientização de cada indivíduo.
Pois o que todos querem é um lugar agradável para se viver com qualidade de vida digna, sendo que cada um pensa de uma maneira, o melhor e a ação particular seja efetuada, para conseguir os resultados almejados mais eficazes. E ai qual o lugar dos seus sonhos, que ambiente é esse? Pois é assim que estão as mentes das pessoas buscando soluções pertinentes.
Sendo assim em virtude do que foi apresentado anteriormente, a solução pertinente mais viável para a preservação do meio ambiente depende da conscientização privada e ação desses, assim a idéia  deixa de ser encaminhada eclode em ações eficazes, preservando o meio ambiente para o bem próprio e comum, afirmando as atitudes boas.

Texto da aluna: Maria Eduarda Gomes Cardoso – 7ªA
Uma beleza natural
Jacson e Thiago estavam conversando...
- Pois é o meio ambiente está mesmo poluído.
- Como?
- Na verdade isso vem se agravando através do tempo.
- Por quê?
- Por que a gente não cuida do meio ambiente a todo hora estamos colaborando com a poluição da Terra.
- É verdade, mais não entendo porque sempre estão falando que se não cuidarmos da Terra agora teremos problemas mais tarde?
- Sim, é a realidade ou você acha que a terra era assim doente (poluída) no começo dos anos, há muito tempo atrás?
- Como podemos ajudar?
- Não só com palavras, mas com atitudes.
Desta forma, no outro dia os amigos que estavam na E.E. Assentamento Santa Clara resolveram convidar alguns amigos para ajudar, depois da escola resolveram se encontrar, para começar ajudar a natureza.
Jackson ficou responsável de levar os materiais para a limpeza. Todos os trabalhos foram divididos em grupo, cada um tinha uma função.
Ao final do trabalho ficaram bem felizes ao olhar em volta e ver tudo limpo e protegido.





1º LUGAR - CLASSIFICAÇÃO - ENSINO MÉDIO

Texto da aluna LILIANE FERREIRA PAES
Meio Ambiente, eis a questão

Em meio a todas as vias lácteas e galáxias, estamos nós, o terceiro planeta mais próximo ao sol, o único planeta descoberto em que possa haver vida e que também há existência de água, um dos elementos mais importantes para a existência de todos os seres vivos em um planeta. Este planeta nomeado “Terra” é constituído por matas, mares, lagos, rios, floresta que denominamos também como os ecossistemas e biomas.
Em uma vasta imensidão, temos uma questão bastante discutida nas últimas décadas o “meio ambiente”, que traz consigo alguns problemas, a destruição dos nossos recursos desregradamente (como queima de florestas, poluição das águas, a exposição de gases tóxicos de atmosfera, etc.)
Por conta do meio ambiente, nós os seres vivos, somos completamente dependentes para se alimentar, saciar nossa sede, até deixa nossa vida mais compacta, confortável e tecnológica. Mas a sociedade está abusando de sua sorte usando os recursos ao máximo sem pensar nas conseqüências, que já vem sendo discutidas pelo fato de estar deixando a situação preocupante, por conta do efeito estufa, com a ebulição de gases tóxicos na atmosfera que fica cada vez mais fina o que pode provocar doenças e também deixa o clima cada vez mais quente e desagradável por conta dos raios solares que entram mais radiantes na terra.
Portanto, esta situação pode se agravar mais segundo cientistas e meteorologistas para um futuro próximo, então vamos conscientizar e mudar hoje o dia de amanhã com boa ações e espalhar o bom senso a todos. Lembrando que nunca é tarde para pensar no amanhã e fazer sua parte.

1º LUGAR -CLASSIFICAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL


Texto da aluna: GLEISIANE DIAS
Tayná ajudando a cuidar do meio ambiente

Certo dia uma menina chamada Tayná viu um passarinho com a asa quebrada. Ela o levou para casa e lá fez vários curativos, ele demorou para se curar de acordo com o passar do tempo da menina, mas com amor e carinho dela, depois de um mês ele se curou.
Após sua cura, Tayná encaminhou o passarinho para a natureza, mas ele visitava-a todos os dias, ficaram excelentes amigos.
Semanas depois Tayná foi visitar sua avó e viu uma árvore da floresta seca, deixando triste aquele lugar. Tayná correu para casa e encheu um regador com água e molhou a árvore, percebeu melhora. Repetiu esse processo por três semanas.
Quando estava voltando para casa depois de devolver a vitalidade a árvore, Tayná encontrou um cachorrinho com a perna machucada, ela cuidou dele, logo ficou bem, ficou morando com ela e recebeu o nome de Quilaty.
Nas férias Tayná  e Quilaty foram visitar a avó. Os dois foram visitar aquela árvore, estava com muitos frutos. Também encontraram o passarinho, Tayná ficou muito feliz e continuou fazendo coisas boas e ajudando a proteger o meio ambiente.

RESULTADO DO CONCURSO


RESULTADO DO 1º CONCURSO DE REDAÇÃO DA E.E. ASSENTAMENTO SANTA CLARA

TEMA: COMO CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

O ato de escrever é de suma importância na sociedade. É uma das maneiras mais antigas de comunicação entre os homens. Mesmo com o avanço tecnológico podemos ver que essa prática é fundamental. Quando escrevemos fazemos História.



CLASSIFICAÇÃO POR SÉRIE

ENSINO FUNDAMENTAL

6ºANO

1º -  LEANDRO BARBOSA DA SILVA.
2º -  ALEX DOS SANTOS ANJOS
3º- LETÍCIA RODRIGUES DE SOUZA

6ª SÉRIE:
1º - VINÍCIUS ANTUNES GOMES
2º - GLEISIANE DIAS
3º- GABRIELA ROSA DE SOUZA

7ª SÉRIE:

1º - MARIA EDUARDA G. CARDOSO
2º- ANNI CAROLINE DOS SANTOS CABRAL
3º - LILIA AMINI PEDROSO

8ª SÉRIE:
1º- GIOVANE ARAÚJO AGUIAR
2º- KAROLAINE F. DA SILVA
3º- JÚLIA DOMINGUES PROCÓPIO



ENSINO MÉDIO
1ª EM
1º - LILIANE FERREIRA PAES
2º - LILIANE AMARAL PEDROSO
3º- AMANDA DE LIMA VIANA

2º E.M
1º GEOVANA B. SILVA
2º LILIANE DIAS
3º TALITA PEREIRA DE LIMA VICTOR P. NUNES

3º E.M
1º- NAYARA P. ROCHA
2º- SANDRO M. ALVES PALLARES
3º- JÉSSICA DA SILVA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

5ª SÉRIE EJA
1º- NELI ALVES DOS SANTOS COSTA
2º- ANGELITO M. PALLARES
3º- ODAIR VALERIO DE SOUZA

8ª SÉRIE EJA
1º- MARIA DAS GRAÇAS SENA SANTOS
2º- ELENICE FRANCISCA DIAS DOS REIS
3º- NATANAEL DOS SANTOS TORRES

2ª E.M. EJA
1º- JOSÉ ROMULO CAMPOS DA SILVA
2º- HILDA APARECIDA DO NASCIMENTO
3º- CRISTIANE DE LIMA GARCIA BEZERRA

MELHORES DE CADA MODALIDADE:
Alunos vencedores

1ª modalidade: 1º ao 5º ano – produção de desenho

2ª modalidade: 6º ao 8º ano – narração
          GLEISIANE DIAS - 6ª série A


3ª modalidade: 9º ano ao Ensino Médio: Artigo de Opinião 

LILIANE FERREIRA PAES - 1ª E.M
  

  Educação de Jovens e Adultos
MARIA DAS GRAÇAS SENA SANTOS - 8ª EJA

sexta-feira, 21 de junho de 2013

AMIZADE

  Sexta- feira (21/06), os alunos e os professores  conversaram sobre o tema amizade. A 7ª série A  apresentou  teatro, leitura de poema, fábula,  lenda e música.
    Segue abaixo alguns dos textos citados durante o culto à bandeira.

AMIGOS

(Vinícius de Moraes)

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.

Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor.

Eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências.

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. É delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.

E às vezes, quando os procuro, noto que eles não têm noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí.

E me envergonho, porque essa minha prece é em síntese, dirigida ao meu bem estar.

Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.

Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer.

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que não desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os.

Com o meu carinho!


História De Um Amigo Verdadeiro

Um filho pergunta à mãe:

Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo?
Ele está doente!
Claro, mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz:
-E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai.. Horas depois ele volta Vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora? Tá feliz? Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso,ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
"Eu tinha certeza que você vinha"
Moral da história: A amizade não se resume só em horas boas, alegria e
festa. Amigo é para todas as horas, boas ou ruins,tristes ou alegres



Os Verdadeiros amigos aparecem nas Crises
Fábula de Esopo

  Dois homens viajavam juntos através de uma densa floresta, quando, de repente, sem que nenhum deles esperasse, à frente deles, um enorme urso surgiu do meio da vegetação. 

  Um dos viajantes, de olho em sua própria segurança, não pensou duas vezes, correu e subiu numa árvore.
  Ao outro, incapaz de enfrentar aquela enorme fera sozinho, restou deitar-se no chão e permanecer imóvel, fingindo-se de morto. Ele já escutara que um Urso, e outros animais, não tocam em corpos de mortos.
  Isso pareceu ser verdadeiro, pois o Urso se aproximou dele, cheirou sua cabeça de cima para baixo, e então, aparentemente satisfeito e convencido que ele estava de fato morto, foi embora tranquilamente.
  O homem que estava em cima árvore então desceu. Curioso com a cena que viu lá de cima, ele perguntou:
  " Me pareceu que o Urso estava sussurrando alguma coisa em seu ouvido. Ele lhe disse algo?"
  "De fato, Ele disse sim!" respondeu o outro, "Disse que não é nada sábio e sensato de minha parte, andar na companhia de um amigo, que no primeiro momento de aflição, me deixa na mão!".


Amigo Compositor: Roberto e Erasmo Carlos

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo

quinta-feira, 6 de junho de 2013

CONCURSO DE REDAÇÃO DO PERÍODO NOTURNO




A E.E. Assentamento Santa Clara promove concurso de redação e desenho para estudantes desta Unidade de Ensino. A iniciativa surge em alusão à Semana do Meio Ambiente. O concurso será voltado para alunos que cursam o Ensino  Fundamental I, II e Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos, com o tema: Como cuidar do meio ambiente.
Os primeiros colocados em cada categoria ganharão medalhas e premiação. As redações e os desenhos devem ser inéditos, plágios serão desclassificados. Os melhores trabalhos serão publicados no blog da escola e 1ª edição do Jornal.  Serão desenhos, narrativas e artigos de opinião. A divulgação dos resultados e entrega dos prêmios serão publicados posteriormente.
Neste dia, iremos realizar um grande evento para premiar os nossos estudantes. É importante frisar o papel dos alunos na luta pela preservação do meio ambiente, pois é a partir da preparação dos educandos que poderemos alcançar, num futuro próximo, um modelo de vida mais sustentável para o planeta”, comentou  a professora Maria Aparecida Dutra Moscatelli..
I- DA COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora é composta por quatro professores e dois gestores.
II - DOS OBJETIVOS:
  • Mobilizar e conscientizar toda a comunidade escolar quanto à necessidade de assegurar a preservação e conservação das riquezas naturais, adotando valores e atitudes que garantam a qualidade da vida presente e futura;
  • Reconhecer a relevância da educação ambiental no processo educativo como instrumento necessário à preservação e conservação do meio ambiente, bem de uso comum da sociedade.
IV – DO PUBLICO-ALVO
Poderão participar os estudantes regularmente matriculados: Ensino  Fundamental I, II e Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos.
V – DO TEMA E MODALIDADES:
1.   Tema : Como cuidar do meio ambiente.
2.   Modalidade:
1ª modalidade: 1º ao 5º ano – produção de desenho
2ª modalidade: 6º ao 8º ano – narração
3ª modalidade: 9º ano ao Ensino Médio: Artigo de Opinião
3.   Critérios:
Produção de texto: Adequação ao gênero e ao tema proposto, com no mínimo, 15 e no máximo 30 linhas. Com título e redigido a caneta.
Desenho: Em folha A4 e materiais diversos (colagem, giz de cera, lápis de cor, grafite, etc.)
Professores responsáveis: Cidinha Moscatelli, Marcio Cleber, Daniela e Denize Arfeli
Coordenadoras: Zuleika e Silvania 

Na Semana do Meio ambiente os alunos do período noturno participaram de atividades relacionadas ao tema, principalmente do concurso de Redação.

E.E. Assentamento Santa Clara promove concurso de redação e desenho


          Foi realizado quinta-feira (06/06) o 1º Concurso de Redação e Desenho na E.E. Assentamento Santa Clara  com o tema "Como cuidar do meio ambiente". Participaram do concurso alunos do Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
          O concurso contou com três modalidades: 1ª modalidade: 1º ao 5º ano (produção de desenho). 2ª modalidade: 6º ao 8º ano (narração). 3ª modalidade: 9º ao 3º ano do Ensino Médio - Artigo de opinião. Os primeiros colocados em cada modalidade ganharão medalhas e premiação. As redações e os desenhos precisam ser inéditos, os plágios serão desclassificados.
                 Os melhores trabalhos serão publicados no blog da escola e na 1ª edição do jornal escolar: Santa Clara Notícias. Esse trabalho tem como objetivo mobilizar, 
conscientizar toda a comunidade escolar a necessidade de preservar e conservar o meio ambiente para garantir qualidade de vida a todos. Como também desenvolver a competência escritora, tão importante para a formação cidadã.
                   Cabe destacar que a escrita teve função social e despertou interesse nos estudantes desta unidade de ensino.

"Escrever é uma maneira de falar sem sermos interrompidos." 
(Luis Felipe Angell, "Sofocleto")
"O gosto pela escrita cresce à medida que se escreve." (Erasmo de Rotterdam)

A verdadeira facilidade de escrever provém da arte e não do acaso."
(Alexander Pope)

Aluna do 1º ano do Ensino Médio produzindo artigo de opinião.

"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão." (Cesare Pavese)


"Uma palavra escrita é semelhante a uma pérola".

Johann Goethe
Professor Marcio orientando os alunos do 2ª ano do Ensino Médio
Escrever também é viajar no mundo da imaginação. Alunas da 6ª série produzindo  narrativas.

Professora Denize orientando os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental
Professora Denize toda feliz com a dedicação dos alunos. Mencionou : "A escrita  faz a diferença na vida das pessoas".
Aluno empenhado com a redação.

Alunos empenhados com a arte  da escrita.

Professora Cidinha orientandos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Desenvolvendo a habilidade escritora, importante para o exercício da cidadania.

Aluna passando a redação a limpo, finalizando seu trabalho.


PARA CONHECER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA, LEIA OS TEXTOS ABAIXO:
POR QUE É IMPORTANTE ESCREVER BEM?
POR QUE ESCREVER?
COMO SURGIU A ESCRITA?

ACESSE O VÍDEO
HISTÓRIA DA ESCRITA

quarta-feira, 5 de junho de 2013

ESCOLA SANTA CLARA COMEMORA O DIA DO MEIO AMBIENTE

     Dia do meio ambiente na E.E. Assentamento Santa Clara foi comemorado com várias atividades. Primeiramente o Professor Márcio e a professora Cidinha explicaram que o Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todo dia 5 de junho, data escolhida pelas Nações Unidas em 1972, para chamar atenção e estimular ações pela conservação do planeta.

     Nessa perspectiva, a equipe docente elaborou o projeto “Despertando uma consciência ecológica”. Assim foi realizado palestras, caminhada ecológica, concurso de redação e desenhos, entre outras ações.



                 
Professora Cidinha reforça o conceito de meio ambiente

A professora Cidinha enfatizou que a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Reforçou que para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.


Professor fazendo os combinados com os alunos de como seriam realizadas as atividades.
Professora Lilian realiza alongamento, segundo ela é essencial para mantermos o pique do início ao fim do percurso.

O exercício é  fundamental para o funcionamento do corpo e da mente.
Professora Talita e Maria José realizam os exercícios com muito entusiasmo.


Professora Cidinha e agente de organização escolar Bernadete realizam os exercícios com muita boa vontade.



              
Onde existe preservação da natureza, existe futuro.
Paola Rhoden
O objetivo da caminhada ecológica é  levar o aluno a valorizar a natureza, exercitar o corpo, conhecer na prática conceitos de relevo, solo, vegetação, erosão, ecossistema, biodiversidade,  além dos aspectos específicos ligados ao nosso município. Esse trabalho de campo teve sucesso devido a colaboração do Senhor Carlos dos Santos.


A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.
João Bosco da Silva
O amor é a nova nomenclatura para "preservação da espécie".
Dayane Breyer
Abraço e saudação a árvore, homenagem dos alunos, professores e Carlos.
Início da caminhada ecológica, tivemos como colaborador o Senhor Carlos dos Santos (Lagoa)